Depois de um ano e meio trabalhando nessa ideia, digo que foi reconfortante relembrar todos os passos que dei para chegar no resultado de tive, a maioria dos rascunhos não vão significar muito para quem os está vendo pelo primeira vez mas para mim tem decisões ali que sei que me ajudaram a traçar os caminhos que trilhei.
Para quem ainda está iniciando ou no meio do caminho do seu primeiro jogo, esse foi o meu método , portanto não é uma fórmula mas é como eu consegui publicar meu primeiro jogo.
Ideia
Eu tinha uma ideia, só uma ideia. Depois de ver entrevistas, conversas e tudo que a internet pode propiciar de informação transformei a minha ideia em um projeto.
Estudei um pouco sobre game design, 2 livros que me ajudaram muito foram:
- The Art of Game Design: A Book of Lenses, Second Edition
- Level Up! The Guide to Great Video Game Design
Entre processar todas as possibilidades que tinha e começar a entender o fluxo de desenvolvimento de um jogo, segui alguns os conselhos e:
Fiz um GDD (game design document) – que rapidamente ficou desatualizado, mas que sempre quando eu precisava tomar uma decisão a respostas parecia estar ali.
Isso quer dizer, que eu tinha:
- Um problema a ser resolvido : dificuldade de achar jogos e atividades para a minha filha
- Um publico para o qual queria trabalhar : crianças de até 4 anos.
- escopo fechado, tinha limites definidos – serão 4 jogos diferentes de baixa complexidade – MVP (minimo produto viavel)
- queria que fosse educativo, que acrescentasse algo positivo.
Assim como o publico escolhido me direcionava para um nível de complexidade mais baixo, ótimo para um primeiro projeto, ele também me trazia um novo problema. Esse público não sabe ler, então todas as escolhas de design e interface foram pensadas para que não fosse necessário nenhum texto explicativo, parece simples mas foi uma limitação bem desafiadora.
Agora eu precisava de um clima como seria a cara do jogo, cores e muito mais… precisava de um conceito visual.
Conceito + Logo
O jogo seria 100% autoral é a minha visão sobre o problema e nada mais. Na maioria dos benchmarks que fiz em outros jogos para o mesmo publico o uso de animais é recorrente, então de cara esse foi tema escolhido, seria o meu Zoológico – Zoológico do Gorzoni ou simplesmente “GorZOO”.
Depois e pegar muitas referencias e olhando tudo o que tenho arquivado essas imagens são as que mais vejo que influenciaram no meu resultado:
Fui para a prancheta:
Chegando nessas cores, e no visual de 3d “low poly” que eu queria dar, comecei a pensar em um mundo, um pequeno planeta como o Pequeno Principe e ai surgiu a estrutura dos círculos que cria o ambiente do jogo.
O jogo se passa exatamente onde está a janelinha, na ultima imagem.
E finalmente tínhamos um conceito visual fechado, um clima de como seria o visual desse game que ainda não era nada.
Próximo passo a interface!