Comecei os meus estudos em desenvolvimento de games com o Livro “The art of Game Design“, de Jesse Schell,o livro é bem longo e cheio de ensinamentos valiosos por isso vou destacar somente alguns pontos que ele discuti. Mas de qualquer maneira acredito que este é um livro essencial para qualquer Game Designer.
Começando o livro o autor cunha um conceito que parece bem simples, mas parando para pensar pode ser bem complicado, a definição de jogo:
uma atividade de resolução de problemas com uma abordagem lúdica/divertida
A problem-solving activity approached with a playful attitude
Na minha opinião é uma definição interessante e que faz bastante sentido, no livro o autor constrói melhor como ele chega nessa definição, alguns dos pontos que ele defende:
- Diversão é sentir prazer com surpresas
- Jogar é a interação que satisfaz a curiosidade
- Um brinquedo é um objeto para se jogar/brincar
- Um bom brinquedo é um objeto que é divertido de se jogar/brincar
Com base nessa primeira definição é que é criado o subtitulo “A book of lenses”- O livros das lentes – é como o autor separa as 102 lentes/conceitos dentro do livro, assim é criada uma estrutura para que essas técnicas possam ser revisadas e consultadas novamente e com facilidade. Essa metáfora de lentes se encaixa bem no contexto do livro pois elas são formas de enquadrar problemas e dar um zoom de ver o detalhe, para que o mesmo seja resolvido.
Esse fluxo apresentado no livro, ilustra bem a vida do Game Designer, e todos os pontos que ele precisa pensar, deixando claro logo no topo o ponto mais importante a Experiencia do usuário.
Para usar essa lente, você deve parar de pensar no jogo e começar a pensar sobre a experiencia do jogador
To use this lens, you stop thinking about your game and start thinking about the experience of the player.
E é com esse norte que o livro é direcionado, lente após lente explicando cada conceito individualmente. Além das lentes o livro é carregado de pensamentos e reflexões interessantíssimas como por exemplo essa sobre gameplay x história:
Historia e gameplay são como óleo e vinagre. Teoricamente eles não se misturam, mas se colocá-los em uma garrafa e chacoalhar bastante, ele ficam ótimos numa salada.
Story and gameplay are like oil and vinegar. Theoretically they don’t mix, but if you put them in a bottle and shake them up real good, they’re pretty good on a salad.
E assim o livro é desenrolado, com uma linguagem bem leve e divertida, como disse no começo é um livro para todo e qualquer Game Designer
APP
O livro conta com a um aplicativo free com um resumo das lentes, muito bom e prático para ser revisado rapidamente.
Minha Avalição
The Art of Game Design - A Book of lenses
Um livro a todos Game Designer´s dominar
Super indicado a todos Game Designer´s, não somente os iniciantes mas a todos que pensam que não somente querem criar jogos, mas sim boa experiências.