The Art of Game Design

Um livro a todos os Game Designer´s dominar

setembro 14, 2016 - Games

Livro the art of game designComecei os meus estudos em  desenvolvimento de games  com o Livro “The art of Game Design“, de Jesse Schell,o livro é bem longo e cheio de ensinamentos valiosos por isso vou destacar somente alguns pontos que ele discuti. Mas de qualquer maneira acredito que este é um livro essencial para qualquer Game Designer.

Começando o livro o autor cunha um conceito que parece bem simples, mas parando para pensar pode ser bem complicado, a definição de jogo:

uma atividade de resolução de problemas com uma abordagem lúdica/divertida

A problem-solving activity approached with a playful attitude

Na minha opinião é uma definição interessante e que faz bastante sentido, no livro o autor constrói melhor como ele chega nessa definição, alguns dos pontos que ele defende:

Com base nessa primeira definição é que é criado o subtitulo “A book of lenses”- O livros das lentes – é como o autor separa as 102 lentes/conceitos dentro do livro, assim é criada uma estrutura  para que essas técnicas possam ser revisadas e consultadas novamente e com facilidade. Essa metáfora de lentes se encaixa bem no contexto do livro pois elas são formas de enquadrar problemas e dar um zoom de ver o detalhe, para que o mesmo seja resolvido.

 

game design flow chart

Esse fluxo apresentado no livro, ilustra bem a vida do Game Designer, e todos os pontos que ele precisa pensar, deixando claro logo no topo o ponto mais importante  a Experiencia do usuário.

Para usar essa lente, você deve parar de pensar no jogo e começar a pensar sobre a experiencia do jogador

To use this lens, you stop thinking about your game and start thinking about the experience of the player.

E é com esse norte que o livro é direcionado, lente após lente explicando cada conceito individualmente. Além das lentes o livro é carregado de pensamentos e reflexões interessantíssimas como por exemplo essa sobre gameplay x história:

Historia e gameplay são como óleo e vinagre. Teoricamente eles não se misturam, mas se colocá-los  em uma garrafa e chacoalhar bastante, ele ficam ótimos numa salada.

Story and gameplay are like oil and vinegar. Theoretically they don’t mix, but if you put them in a bottle and shake them up real good, they’re pretty good on a salad.

E assim o livro é desenrolado, com uma linguagem bem leve e divertida, como disse no começo é um livro para todo e qualquer Game Designer

APP

O livro conta com a um aplicativo free com um resumo das lentes, muito bom e prático para ser revisado rapidamente.

Android – iOS

Minha Avalição

Tags: